Terça-feira, 22 de Março de 2011

Será que a Terra será a mesma quando os nossos filhos nascerem? Se não for, irá para melhor ou pior?

Estas são algumas das questões que toda a humanidade devia colocar. Actualmente o planeta Terra e toda a vida inerente à sua existência como o conhecemos se encontra em perigo. As actividades antropogénicas que afectam os ecossitesmas apenas pioram a situação e estão a levar-nos para um cenário irreversível de destruição da biodiversidade.

A sobrepopulação é a causadora de estes problemas. O aumento da população leva, obrigatoriamente, a um aumento do consumo, e isto faz com que os resíduos por nós produzidos sejam mais e mais. E para onde vão? Vão poluir os outros ecossistemas e contribuem, parta a extinção de milhares de espécies, afectando assim a biodiversidade da biosfera. Este crescimento populacional leva á utilização de mais viaturas que libertam mais emissões de CO2 que contribuem para o aquecimento global. Como podemos deduzir o Homem criou um ciclo de destruição da Natureza que nunca vai parar!

O que fazer? Eis uma questão que a maioria dos eruditos tem vindo a responder, mas nós humanos, como sempre, preferimos o conforto, que guia todas as nossas acções e esquecemo-nos das gerações vindouras que vã acarretar com as consequências dos nossos actos. Não podemos desperdiçar água, dizem eles, e nós como seres irracionais fazemos fontes para belo prazer dos nossos olhos. Não desperdicem electricidade, e vemos as ruas iluminadas às 5 horas da tarde, quando o Sol ainda se vislumbra ao longe sobre as nossas ténues aspirações.

É irritante este nosso egoísmo, este holocausto, que criamos aos próximos, nossos semelhantes. Um dia um homem disse ”Deixai o mundo um pouco melhor do que o encontraste”, ele foi generoso para connosco, porque é que não o somos para com os nossos próprios filhos?

 

 

 

                Manuel Pinho 



donos das palavras pratadanossacasa às 15:38
Esta é a nossa casa. A prata que lá temos são meninos, não de prata mas de ouro...
Colégio Dom Diogo de Sousa

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
23
24
25
26

27
29
30
31


Baú de escritos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO